WhatsApp vs SMS: qual é o melhor?

O WhatsApp é uma das aplicações mais práticas para enviar mensagens em tempo real, você pode se comunicar de forma eficiente instantaneamente, sempre pode saber o status da sua mensagem, se foi enviada corretamente, foi recebida e leu o contato, também é possível envie arquivos multimídia e faça chamadas, tudo acabando de ser conectado à Internet.

No entanto, muitos usuários estão constantemente procurando alternativas que melhor atendam às suas necessidades, dependendo do usuário poder ser considerado mais ou menos alternativas. Já falamos sobre alguns deles no site.

Antes de continuar conheça o aplicativo FM WhatsApp.

Hoje enfrentamos WhatsApp vs SMS . A segunda é uma maneira de enviar mensagens que já faz muitos anos desde a sua aparição, era uma das poucas formas de comunicação de texto entre celulares, mas ainda pode ser uma excelente alternativa hoje.

 

A seguir, explicaremos algumas das vantagens e desvantagens do uso do SMS como uma alternativa ao WhatsApp. Dessa forma, você pode decidir com mais facilidade qual deles combina com você ou que melhor atende às suas necessidades.

O que é o SMS?

SMS significa literalmente Short Message Service e foi o serviço de mensagens de texto móvel mais popular até o aparecimento do WhatsApp, Telegram e outros aplicativos de mensagens instantâneas.

O serviço SMS ainda hoje é integrado como padrão nos telefones celulares, embora seu uso seja bastante residual. Permite enviar e receber mensagens com 160 caracteres. Mensagens maiores que esse tamanho são divididas na mesma proporção e com preços separadamente.

Qual é a diferença entre SMS e SMS?

Uma evolução do SMS foi o MMS ( Multimedia Messaging Service ). A particularidade do MMS é que eles permitiram incluir imagens, vídeos ou áudio sem exigir um plano de dados. O MMS teve um sucesso mais efêmero do que o SMS.

Quem criou o SMS?

O conceito de SMS foi desenvolvido em 1984 por Friedhelm Hillebrand e Bernard Ghillebaert .

Quanto à primeira mensagem de texto, ela foi enviada em 1992 por Neil Papworth , um desenvolvedor pertencente ao Sema Group Telecoms. Naquela época, os telefones não tinham teclado, então Papworth teve que escrever sua mensagem em um PC. O texto era “Feliz Natal” e o enviou a Richat Jarvis, da Vodafone.

Mensagens SMS hoje

Atualmente, entre os benefícios das operadoras, está o serviço ilimitado de SMS; no passado, era um serviço em que você pagava por cada SMS enviado e não era algo precisamente econômico. A chegada de novas tecnologias e o uso de taxas de dados fizeram com que seu uso se tornasse quase residual e o preço caísse consideravelmente.

É um serviço muito econômico na maioria dos países e operadoras de telefonia móvel em qualquer uma das duas modalidades: planos pós-pagos e recargas de saldo. Eles são um serviço amplamente utilizado pelas empresas para confirmar ou lembrar compromissos com seus clientes de forma automatizada, por exemplo.

Vantagens de SMS versus WhatsApp

As mensagens SMS são enviadas pela rede de telefonia móvel, portanto, não é necessário estar conectado à Internet para enviar ou receber SMS , pois é uma das principais vantagens desse tipo de mensagem.

Outra característica importante é que podemos enviar mensagens SMS para qualquer número de celular, não é como o WhatsApp que o número deve ser registrado para receber mensagens, precisamos apenas do número de celular para enviar um SMS.

Desvantagens de SMS versus WhatsApp

Uma das maiores desvantagens é que não é um sistema de mensagens instantâneas, as mensagens podem levar alguns minutos para chegar, especialmente quando os números são de diferentes operadores, deve-se lembrar que não é informado se o destinatário recebeu ou leu a mensagem.

Também há limitações ao enviar imagens . Nesse tipo de mensagem, se dados móveis forem usados, se o usuário não tiver os dados móveis ativados ou o APN correto não receberá o SMS.

Conclusão

Embora o SMS possa parecer uma tecnologia do passado, a verdade é que, em certas ocasiões, pode ser muito útil, por exemplo, quando o WhatsApp não funciona, você pode recorrer ao envio de um SMS para entrar em contato com uma pessoa por telefone. .

Esperamos que você ache este artigo útil para conhecer as vantagens e desvantagens do SMS. Certamente a partir de agora você terá mais em mente este serviço interessante.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.